Este blog esta em reforma no momento.

The Book is on the Blender ^_~

Bom, como dito o software q estou usando p modelar é o Blender. E essa decisão eu tomei des-de a época do 2.26!!!!! Na época eu escolhi o Blender pq ele fazia todo o necesário para um jogo! Toda e qualquer framewor de jogo também eram precárias!
Acabou q não me tornei o melhor modelador! Mas ao menos dou para o gasto.
Essas imagens são dos modelos q comecei a fazer des-de agosto (quando comprei o PC novo, e antes da enchurrada de pepino). E ainda ando meio perdido com o numero de poligonos q alguns modelos devem ter ^_^

O "Livro das Sombras", ou Grimoire, ou Spellbook, como preferirem.
É um livro q vai apresentar as magias e servir para narrar a historia em alguns pontos... Na verdade se der eu tentarei usar a GUI do jogo nele! Ainda nem sei se o OGRE vai me dar recurso suficiente ou msm se é aconcelhavel esperar q a maioria das placas-graficas suportem multitextura pra eu fazer issu.
O projeto é low-poly, se possivel ao extremo! Pois posso também aproveitar o modelo no Flash com Papervision para fazer um site de divulgação.
Ja virão aqueles sites q tem um livro q vc vira? Em geral é um efeito 2D, + estou pensando em fazer em 3D. A única coisa chata é a folha virar, o Rodrigo (grande modelador e entusiasta das artes do 3D e do audio) ta me dando uma mão, + acho q vai ser uma animação de vertices frame a frame msm!!!!
Vcs podem ver um teste do conceito aki, ainda esta com as texturas por acabar e a nimação meio feita as preças:

Se o video n aparecer veja no youtube
Problemas no Synfig Studio no Ubuntu 8.10 Intrepid
Um trampo adicional, ocorreu quando eu abri o Synfig para editar a textura em video. Ele simplesmente n abria! Rodando ele por linha de comando dava um erro: "GTK Warnning" acusando problemas com um dos componentes. Tive q procurar solução na net. Nos foruns n achei nada util! Por sorte procurando paths no proprio site www.synfig.org havia instruções especificas de instalação para Ubuntu para a versão 1.6.9 do Synfig Studio. Para quem n curte compilar programas, n tem problema, basta copiar e colar os comandos no pronpt e pronto:
http://synfig.org/forums/viewtopic.php?f=13&t=277

Trolls
Esse eu sei q tenho q economizar, pois serão vários na tela!
Os trolls vivem com as harpias e outros seres misticos, num condomínio encrostado na montanha, nas ruínas dq seria o castelo de Belzebu. O prédio é velho, com sérios problemas no encanamento, um sindico bebado e as diferentes raças de seres n se entendem sem um mandato judicial! Vai ser um local de muitos perigos!
A baratinha mágica!
Em dado momento Cibele vai precisar de uma montaria para atravesar o mapa até a Torre do Mago, ai pensei em varias coisas... um arco-íris p ela caminhar, um cavalo-alado... + decidi q a opção mais politicamente correta seria uma barata mágica! ... acho q tenho q reduzir os poligonos desse bichu! é q as partes redondas me atrapalham!
O sapo
Conhecido ingrediente das mágias de fundo de quintal, o sapo tem um papel importante. Cibele tera q correr atraz dum "fio de pentelho" de sapo, entre as "quests". To mechendo no modelo, + acho q vou ter q por + poligonos ou fazer um segundo modelo q fique melhor bipede, pois pretendo por uma milicia de sapos guerrilheiros dentro da mata!
Harpias
No alto do condomínio vivem as harpias, metade passaro, metade sapatão! Cibele q se proteja!
Ainda vou puchar as penas. E estou gravando a confecção do modelo. Logo porei aki em time-lapse.
Minotauro
Alto, loiro e de olhos azuis flourescentes, com alguns relampagos envoltando.... ele é nível 80, n discutam!
Acho q posso colocar mais alguns poligonos, + n sei ainda. Pq pretendo colocar um retrovisor (nínguem pega ele pela retaguarda), alem do escudo q é preso por correntes e o machado.
To comecando a usar direto o Grease Pencil do Blender, é uma ferramente muito eficiente. N preciso mais fazer rascunho no papel, claro o investimento em tablet foi crucial nesse aspecto.
A casinha da bruxa
Apanhei feeeeeio p cacete ao texturizar. N sei pq diabos fui fazer os troncos na mesma malha! So piorou p texturizar.
Esse foi o primeiro modelo, q esta sendo usado para criar um exporter xml de cena.
Eu sei q muitos vão falar q a porra da OGRE tem uma porra de plugin q faz issu chamado Dot Scene. + eu cheguei olhei n gostei e mandei a merda. ok.
Quero q a sistema fassa oq eu quero e n as tarefas genéricas q os outros acham q servem p alguma coisa.
O script tem sido uma luta interesante, vira e meche à conflitos entre os sistemas de cordenads e hierarquização entre OGRE e Blender. Sem falar q preciso de um método mais eficiente de linkar os scripts Lua com o exporter.

Comentários