Este blog esta em reforma no momento.

Desenhando, desenhando ó desenhador

Ainda não usei o Ilustrator afundo, mas pelo que conheço, ele não parece perder nada. Um detalhe, as alcinhas de controle não estão presentes, todos os nós são considerados curvas de bézier e se você quer refinar a curva, adiciona mais um nó, simplesmente clicando na linha.
A única coisa que poderia ser implementada é seleção poligonal, quando quero aprimorar um conjunto de nós ou segmento usando a ferramenta "pressure" as vezes é chato selecionar.
Mas foi de uma facilidade muito boa o refinamento do traço. Os controles da ferramenta de pressão só alteram o traço entre 0% e 200%, então em muitos casos é recomendado traçar uma linha bem grossa para depois refinar.
Ah, as vantagens da edição vetorial: tremi um pouco... apago o nó tremulo; errei um pouco a junção... movo o nó.
Bom, é realmente o primeiro desenho que arte-finalizo usando o SAI, e praticamente o primeiro que fiz para "produção final" com ele, e produção impressa, diga-se de passagem, esse desenho usarei num cartão de visitas! Outro aspecto legal, é que se eu quiser ir além, o redimensionamento da imagem é praticamente ilimitado, a única coisa que pode borrar numa ampliação é a pintura, mas na maioria dos casos não será muito prejudicial a ponto de um retoque não resolver, já que esta imagem já é de alta resolução.
Viva a tecnologia, agora sou um ser "ecologicamente correto", ainda tem uma resma de papel sulfite do meu lado e um bloco de sulfite 90g, mas nem imagino quando vou usa-los de novo. (desconsidere a quantidade obscena de metais pesados na minha placa-mãe que não terá como reciclar)
Aproveite e plante uma arvore: www.clickarvore.com.br
Um detalhe a mais, notem que ele não consegue mais dar informação de memória, obviamente ele não foi projetado para reconhecer PCs com mais de 4GB. Não faz mau, o gerenciamento de memória dele é melhor que o do Gimp e idêntico ao Photoshop.
Eu tava louco de vontade de testar o Gimp Painter, mas ao ver que ia ser um teste e queria o resultado pra ontem mandei ver a colorização no próprio SAI mesmo.
Fiquei sabendo do Gimp Painter no blog Desenhador de Mouzart Couto, o cara é muito fera, tenho alguns de seus trabalhos que saíram em banca guardados em minha biblioteca (um conjunto de conteiners de plástico para ser mais específico), fiquei abismado ao saber que esse desenhista além de fodão tem vitalidade para se manter 110% atualizado com a tecnologia, mesmo gente nova tem preconceito quanto à isso!!! Anexei o rss do blog dele no "meu side-bar".
Voltando ao desenho, "rasterizei" os contornos e comecei a selecionar as regiões de pintura, como é de costume sempre delimito primeiro. A varinha mágica do SAI já vem em modo de adição de máscaras, obviamente la no japão o pessoal tem a mesma metodologia.
Layers criados, foi só pintar. Usei a imagem da capa do blog como base de cor.
Durante o processo, de novo me sentindo frustrado com o desempenho de cor do LCD, descobri uma manha!
Ao pintar e analisar a cor, sempre mude o seu ângulo de visão, tipo, olhe um pouco mais acima e um pouco mais abaixo do monitor, vai perceber que as cores mudam... ecooomo mudam!... assim, quando elas estiverem em uma média em todos os ângulos pode ficar mais confiante de que pelo menos esta estável. Vou testar essa teoria mais vezes e em outras condições pra ver se ela é realmenteviavel.
A pintura deve ter sido umas 5 ou 6 vezes mais rápida que a arte final, de fato é algo natural uma boa diferença de valor, mas soma-se que eu ainda estou pegando ogeito.
Gente, acredito que não mais vou conseguir voltar pro Windows ^_^ to usando aba e area de trabalho a "torto e a direito", organização 100% maior que no Windows... eu as vezes ficava semanas sem ver meu papél de parede!
Bom, agora uma camiseta, to sem roupas demais, principalmente porque irei para São Paulo nessas férias é baum fazer meu "merchandise".
Frente
Verso
Novidades no blog:
Acrescentei o RSS do Creative Common Brasil e o do Mozart Couto. Meu sidebar ta bem poluído, vou rever a quantidade de links de rss e por umas imagens agora q a produção esta bem rica.
Tirei o gadget do Hindu God of the Week, pus mesmo de frescura porque gosto da mitologia deles. Mas não combina com o blog.
Havia um mostrador também escrito Painel de Controle, aquilo éra meu teste para incorporar jquery no blogspot. Também estava sem sentido, vou implementar isso no menu (sim tem um menu no lado ai)
Agora vou rever TODA a bagaça e passar a enfiar tags na área dos marcadores, preça e preguiça no mesmo momento criativo foram os males aqui!
Estou pensando em oque devo pensar sobre o estilo das fontes e cores.

Comentários