Game Design


Acho que ate agora não postei sobre game design neste blog.
Todos que tem acompanhado o projeto viram que ele é, alem de audacioso, bem louco. E que até agora oque se tem destacado é a história do game em si. Sendo que de jogabilidade so se espera o convencional.

Como combinar história com jogabilidade?
Uma vez, quando eu dei um workshop de Blender, vi um TCC muito interessante com um jogo de luta. O que mais chamou a atenção foi um dos métodos de "caso de uso" do criador: ele listou TUDO que não gostava num game e tirou fora.Ficou bem simplista, mas bem eficiente e divertido.

Como isto aqui é um RPG o buraco é mais em baixo. Então estou montando uma lista mais ampla, com as coisas que gosto e as que não gosto. Quem quiser participar e sugerir um item ficarei grato.
Basta acessar este documento, que esta aberto para editar basta ter conta no Google.

Bom, vamos a lista preliminar:
Coisas que gosto:
  • História
  • Personagens
  • Quebra-cabeças legais (onde as peças tem sentido com alguma história, ex.: combinar itens)
  • Ficar apreciando o cenário
  • Ação continua e dinâmica
  • Voar
  • Dungeons
Coisas que não gosto:
  • Quebra-cabeças chatos (do tipo acerte uma combinação)
  • Animações que não se pode pular
  • Plataformas em que você sempre cai por causa da diferença de 1 pixel
  • Quando você tenta evoluir um item e ele quebra e você PERDE ele
  • Quando você tem pressa de andar de um lugar para outro e o sistema insiste em encher de inimigo no caminho
  • Labirintos que você demora pra achar a saida
  • Não ter o bendito pergaminho de "voltar pra cidade"
  • Lutar, lutar e lutar... e ganhar um "up" de 3%
Listas lembram bastante agile, pena que não dá pra fazer scrum com um homem só :P

Comentários

  1. Muito bom, sempre ressaltar a importância do Game Design e algumas técnicas para criação dos jogos. Parabéns...

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Como fiquei sabendo que um pobre blogueiro foi processado por um comentário anonimo esses dias, so me resta me precaver contra a ineficácia da legislação em tratar o meio online. Mas eu prometo que libero rapido ^_~