Este blog esta em reforma no momento.

Construção do personagem, ideias novas

A palavra bruxa (witch) pronunciada atualmente gera sempre uma série de imagens ja desgastadas na mente das pessoas.
Uns pequenos ajustes na apresentação de Cibele, como já notaram ela não aparece voando em vassouras, e nem terá isso no jogo... cavalos-de-pau são exceção.
Não vai ter chapéu pontudo, ela não é um Gandalf de calcinha. E vai precisar de sua agilidade pra sobreviver.

Coisas que andei descobrindo entre meus estudos de cenário:
  • Todo mundo confunde esse projeto com Wicth da Disney!
  • A imagem que muitos associam à bruxa é a da mulher injustiçada queimada das fogueiras da idade média. Isto se deve ao pensamento originado da doutrina cristã, dominante e afeta até mesmo os pagãos, de valorizar a figura do mártir, o sofredor e o penitente.
  • A imagem da bruxa velha, feia, má e com verruga no nariz, do hemisfério norte também se deve à influência do pensamento da Igreja, só que no caso a corrente luterana valoriza muito o rico, o soberano. Então a bruxa foi relegada à uma caricatura cómica das festas de Haloween.
  • Tanto a imagem da mulher bela e curandeira quanto a mulher velha e maligna tem sua origem na própria cultura e pensamentos Celtas, onde a imagem da dualidade tem uma conotação sagrada.
  • Nunca existiu "um povo" celta, na verdade oque nós denominamos celtas em nossa ignorância e falta de estudo, são vários povos de língua e costumes semelhantes que vieram da mesma região. e tem sua origem talvez na "idade do bronze" e tiveram a infeliz ideia de passarem suas tradições apenas por via oral.
  • O Rei Arthur muito provavelmente poderia ter nascido romano e não bretão!
  • Asterix pode não ter existido, mas uma vila na Gália que enfrentou os romanos e teve sucesso existiu
  • Os utensílios como vassouras e colheres de pau foram usados pelas praticantes de magia da idade média em substituição aos artefatos originais, justamente por temer perseguições, as formas dos instrumentos originais se perderam na lembrança. Mas muito certo é que a vassoura veio a substituir algo como aquele espanador que se vê sendo usado por monges nos animes e servia igualmente para espalhar as más vibrações do ar.
  • Veneza tem hoje um titulo ridículo de cidade dos amantes, mas já foi uma das cidades mais importantes em tempos antigos, financiou uma das cruzadas, e começou como uma vila de pescadores num pântano que só sobreviveu porque seus inimigos morreram por doenças provocadas pelos mosquitos do pântano!
  • A Ilíada de Homero possui cenas censuradas! (como a tortura até a morte de Heitor, e sacrifícios humanos).
Notas legais
Estou fazendo alguns testes com o Blender 2.5. O Grease Pencil esta impressionante! Nem parece que estou num soft 3D.
No entanto ele ainda não sera usado em produção, pelomenos para a maioria dos elementos o 2.49 dá e basta e é mais seguro. O Python do 2.5 ainda tem planos de mudar e muito, oque irá me prejudicar na hora de exportar material.
No demais quanto a modelagem, acabou que me habituar aos atalhos do 2.5 não demorou mais do que 30 minutos!

Comentários