Blockly uma linguagem perfeita para o roteiro
Meu framework anda tomando maturidade e forma. No entanto notei que mesmo com Lua e "chupinhando" elementos de Rails ainda não está fácil daquilo entrar na mente de um usuário final, AKA roteirista. Até re-encontrar a Blockly.
Foi ai que me deu uma Luz! Foi apenas preciso verificar o quanto ela seria fácil de transportar para o meu framework. E surpresa, foi!
No lugar de manter uma linguagem de programação eu reduzi a Blockly para um gerador de máquina estados e funções responsivas. E não é difícil gerar código com isso.
Lembro que muito, muito antes de Wild Witch eu tinha a ambição de produzir um ambiente que permitisse produzir os jogos de forma independente do código, e mesmo durante esse projeto fiz vários experimentos com o X-Mind. Mas ao estudar uma plataforma chamada Stencyl esses dias, reencontrei a Blockly, eu já tinha visto essa linguagem visual algumas vezes, mas sempre em contextos desanimadores e apenas no Stencyl vi um exemplo de RPG com ela.
Gerar código é relativamente fácil, já que Blockly trabalha em estruturas de árvore, basta corre-las e traduzir em funções. As funções para o framework de Wild Witch são simples e também posso gerar alguma coisa em Coffee Script para outros jogos em navegador.
Por fim o resultado é transformado em código Lua
Foi ai que me deu uma Luz! Foi apenas preciso verificar o quanto ela seria fácil de transportar para o meu framework. E surpresa, foi!
No lugar de manter uma linguagem de programação eu reduzi a Blockly para um gerador de máquina estados e funções responsivas. E não é difícil gerar código com isso.
Lembro que muito, muito antes de Wild Witch eu tinha a ambição de produzir um ambiente que permitisse produzir os jogos de forma independente do código, e mesmo durante esse projeto fiz vários experimentos com o X-Mind. Mas ao estudar uma plataforma chamada Stencyl esses dias, reencontrei a Blockly, eu já tinha visto essa linguagem visual algumas vezes, mas sempre em contextos desanimadores e apenas no Stencyl vi um exemplo de RPG com ela.
Gerar código é relativamente fácil, já que Blockly trabalha em estruturas de árvore, basta corre-las e traduzir em funções. As funções para o framework de Wild Witch são simples e também posso gerar alguma coisa em Coffee Script para outros jogos em navegador.
Por fim o resultado é transformado em código Lua
_G.atores.hero = {}
_G.atores.hero.roteiro = {
atributos = {
for = 8,
des = 8,
con = 8,
int = 8,
car = 8,
will = 8,
},
estado = {
pv = 8,
pm = 8,
ph = 8,
},
valor = _G.strings.hero.novo_0001,
}
Comentários
Postar um comentário
Como fiquei sabendo que um pobre blogueiro foi processado por um comentário anonimo esses dias, so me resta me precaver contra a ineficácia da legislação em tratar o meio online. Mas eu prometo que libero rapido ^_~