Este blog esta em reforma no momento.

Escolha de softwares gráficos

Bom gente, entre um dos quesitos para trabalhar com as imagens do jogo, e também com outros projetos, incluindo meus hobys. Eu precisava de uma ferramente de desenho.
Agora a questão é qual?
Entre as várias necessidades a serem atendidas estava a simplicidade, a facilidade de produção e o aspecto realistico que o desenho deveria ter ao final do proesso. Se possivel se aproximasse dos desenhos feitos puramente no papel!

Photoshop? Caro!!! + Caaaaaro p krrraio! Excluido de imediato.
Gimp? Ótima opção, faz tudo q o photoshop faz e muita coisa a mais, a infinidade de filtros e plugins é enorme, eu msm to usando a NormalMap plugin direto. Jah fiz trabalhos comerciais com ele e esse plugin. Principalmente na época q o Blender n tinha sculpt e n renderizava para textura! (Nussa! jah to virando "macaco-véio no Blender)
Art Rage 2? Excelente, p quem n conhece baixe a versão free q é light + da p ter ideia da coisa! É um VERDADEIRO SIMULADOR DE PRANCHETA! Nossa, se algum dia eu trabalhar ensinando a desenhar, vou recomendar ele. Vc n trabalha no PC, + sim numa prancheta MEEESMO, com as mesmas reguas e instrumentos q trabalharia numa mesa de desenho real! Quando algum mauricinho vier falar q a arte digital "perde" p arte conteporânea... mostrem esse programa para eles! Vai quebrar todo e qualquer argumento erudito ou infantil na hora!
Art-Waever? Excelentissimo! Faz o trabalho.

Desvantagens dos três?
O Gimp... paleta de layer podre! interface GTK.... rezo pelos altissimos nerds q portem ele para QT4.... ia ficar uma interface perfeita!
Art Rage2.... crash total no wine! Além dq jah estou bastante acostumado com o pensamento no meio digital.
Art-Weaver... perfeito! Mas da uns bug no wine. Nada q n seja toleravel. +... ex q surge:
Praticamente o mesmo controle q o Art Weaver, só q com alguns adicionais!
Vo pode inclinar a folha, como no ArtRage2, algo q faz uma boa diferenca quando vc usa a tablet.
Compatibilidade com wine : 100%, aparentemente n reparei nada de errado até agora.
Outra coisa importante, uma ferramenta de edição vetorial excelente. Ainda gera alguns nós a + no traço recem criado q precisam ser apagados manualmente, + após a limpeza, v pode variar a expessura da linha intuitivamente. Lembra a ferramenta de mídia-artistica do Corel Draw, só q + simples, eficiente e acima de tudo LEVE!
A leveza do programa surpreende! 2.2 Mb!!! Consumindo poucos recursos! Lembro q em um PC de 1GB de RAM eu n consegui abrir um arquivo de 100MB do photoshop! (Gimp q me salvou).
E para vcs terem uma ideia a logo da bruxinha com o OGRE chegou a levantar 800MB na ram.

A definição de "rápida" é totalmente adequada! Eu diria q dentro da sua especialização esses softwares são "melhores do que o Photoshop", alguns vão achar erezia, + n é. Eles por se especializarem em desenho são mais eficientes meeesmo!
Esses dois exemplos do uso do SAI vieram do youtube (N fui eu q pintei, antes q me perguntem).
http://www.youtube.com/watch?v=6YS16w31sPY
http://www.youtube.com/watch?v=-dLNsnXmML8&feature=related

O porque desta ferramenta existir?
Eu jah dei essa hipotese no outro blogo, + vou lembrar nesse: O mercado Japonês tem uma relação diferente da nossa em relação aos mangás (quadrinhos), para eles é como jornal, vc pega, lê e joga fora.
Jah nós e os gringos, guardamos nossas revistinhas, msm as mais vagabundas, com unhas, dentes, sacos-plasticos, poços de crocodilos e tudo mais q possa protege-las de seres terrivelmente destruidores como mães, irmãs ou crianças pequenas. Os gringos ainda guardam para "revender" por preços mais altos, como um investimento.
Assim nota-se q qualquer meio para deixar as revistas americanas mais "artisticas" é muito bem bisto! Por issu todos os desenhos são feitos a mão até hoje! Só a pintura é digital... ninguem expera mais 2 semanas por uma capa do Connan, quando se pode ter uma em 14 horas. (culpa da tinta q nunca seca na hora).
Jah para os japoneses, uma ferramenta q agilize todas as etapas do mangá! É uma mão na roda.
Para quem não sabe o mangá é totalmente industrial! Sendo o desenhista q ganha o nome o kra q geralmente desenha a capa e os personagens internamente. Cenários, balões, elementos gráficos e mesmo personagens quadjuvantes, são feitos em linha de produção por uma equipe.
Ha casos como o de Massamune Shirow (Ghost in the Shell) q produze absolutamente TODO, do inicio ao fim, mas são casos isolados, visto que gente como ele demora meses para entregar um trabalho.

Escolha: SAI Painter
Em uma avaliação custo benefício, esse parece ser o melhor. Eu poderia me esforçar com o Art Weaver, + o conflito de wine é enorme. Além dq, esse soft tem uma comunidade internacional muito boa também.
No cambio atual ele não é tão caro: R$ 133,66 e uns quebrados (o software é vendido em Yens)

Um Linuxer comprando Software Proprietário? (:O
Sim, n sou xiíta gente. Msm pq acho q todos tem direito a receber por seu trabalho, n basta só um "baixei, vlw". Acham q um ser humano vive dq, de vento?
Ficar levantando uma bandeira enfurecidamente, de liberdade e esquecer q existe a liberdade e "os direitos" dos outros é uma atitude bem contra a liberdade proposta no mundo GNU.
E aos pirateiros, de plãntão.... jah usei soft pirata sim, e dai? Nem sempre agente teve "liberdade de escolha". E n venham defender com falsas ideologias do tipo: "É só por crack q vc n precisa pagar!", "Para que vou pagar 300,00 se no camelô é 10,00", ou "A coisa funciona assim: Primeiro vc ganha dinheiro com a ferramente! Assim q tiver dinheito compra ela. (fala issu, e depois q junta o dinheiro vai na loja e compra um Playstation 3)"
Torso p q esses pirateiros convictos, q levem um boooom calote daqueles q deixa eles pararem no SPC (q nem eu ~_~) p ver se eles aprendem.

Nossa! Me alarguei bem mais dq esperava!
Ao menos estou descobrindo que tenho um vício de ficar usando ! em tudo quando é canto!

Links:
Sai Painter Tool (unoficial site, + q tem todas as infos)
Gimp
Art Weaver
Art Rage 2
PhotoShop

Comentários